5 Dicas para Conhecer Melhor seu Cliente e Entender sua Responsabilidade como Criador de Moda
Você realmente está criando para seu consumidor?
Milennials, Geração Y, Geração X... É tanta informação que você se perde? Tudo bem...Você não precisa os rotular, ou ter qualquer nomenclatura. Mas saber para quem você está criando é fundamental para que as suas criações tenham resultados eficazes.
Algumas ações são imprescindíveis para compreender melhor seu público e podem ajudar na hora de desenvolver uma coleção com maior assertividade.
Dica #1
Avalie como você é visto no cruzamento: Renda X Gastos X Desejo
Qual a realidade orçamentária do seu consumidor? Quanto ele está disposto a pagar por um produto que o encanta e quanto por um que ele necessita?
Esqueça tudo o que você já ouviu sobre consumo de classe A, B ou C. Existem, sim, faixas de rendas que resultam nesses grupos de classes sociais. É possível consultar fontes como IBGE para ter as informações padrões sobre as rendas dos brasileiros . Mas, veja bem, estamos falando de consumo. Nesse caso, esses grupos não tem, necessariamente, as mesmas disposições para gastos em determinadas linhas de produto. Por exemplo: um consumidor do grupo de renda C, pode estar disposto a pagar um bom valor (estamos falando de um percentual alto em relação à sua renda) por uma determinada marca, quando a deseja ou enxerga benefícios que considere altamente significativos: pode ser status, usabilidade, qualidade, durabilidade, etc.
Sendo assim, avalie como seu produto é visto por seu consumidor. Se você gerar desejo para algo que seja importante para ele, há uma maior propensão ao gasto. Se seu produto é similar a outros no mercado (uma camiseta branca, básica, por exemplo) ele tende a fazer mais comparações, e então escolherá o que trouxer melhor custo benefício dentro da sua realidade.
Dica #2
Pra gerar desejo, você precisa saber do que ELE gosta, e não só do que VOCÊ gosta.
As equipes criativas precisam começar a entender que criam para os outros, e não para si mesmos. É pra isso que você está aí! É por isso que existem técnicas e estudos de harmonias e psicologia de cores. Isso tudo impacta diretamente no olhar e no que o seu consumidor sente ao se deparar com seu produto.
Entenda seu consumidor! Vivencie o que ele faz , quais seus hábitos e comportamentos. Se ele gosta de novela, assista a novela, mesmo que você não goste. Se ele gosta de ler a revista Contigo, leia a Contigo, mesmo que você prefira a Harper´s Bazaar. Arrisco dizer: se ele pega metrô, vá a estação. Se ele vai ao pub, esteja lá.
Se seu público é infantil, corra pro cinema e assista aos lançamentos dos desenhos animados - as mães, pais, tios dessas crianças também estarão lá, e você poderá observar o que vestem, o que consomem, o que os faz sorrir. Observe as cores dos desenhos animados que atraem as crianças. Observe o conteúdo da história e entenda o que os pais acham.
Leia os conteúdos que seu consumidor lê na internet. Como é a relação dele com o mundo virtual? De quais grupos ele participa? Participe também! Pesquise! Observe! Fale com ele.
É por aí que se começa. É preciso pesquisar e vivenciar.
Dica #3
Cliente oculto!
Essa é uma ótima maneira para identificar os hábitos de consumo do seu cliente. Vá a uma loja aonde estão seus potenciais consumidores. Observe como ele percebe os produtos. Como ele toca no produto (se ele toca), se ele prova, se ele questiona (e o que questiona) ao vendedor.
Se você for comunicativo e quase um(a) bom/boa ator/atriz, converse com ele como se estivesse em dúvida sobre um produto. Aquela velha história: "Olá, preciso dar um presente.. Qual desses dois produtos você escolheria?". Pode funcionar!
Se você tiver como ir a uma loja que vende os seus produtos, converse com os vendedores, com o gerente da loja... Entenda o que os clientes pedem e não encontram, o que mais gostam, o que menos compram... Isso pode lhe render contribuições tão excelentes - que você nem imaginava!
Dica #4
Permita-se conhecer o que não sabe. Tenha conteúdo.
Nada vai ajudar se você tiver pré-julgamentos. Conheça coisas novas, de maneira aberta. Sabe a expressão: "pense fora da caixinha"? Isso só é possível quando você se liberta de julgamentos e se abre para o entendimento de que o mundo tem milhões de pessoas diferentes de você, e isso é ótimo!Busque conhecimentos que você não tem. Leia bons livros.Conheça novas músicas. Vá ao teatro. Vá a uma exposição de arte.Ande de bicicleta. Corra. Dance. Desenhe. Conheça novos artistas. Entenda sobre os novos gêneros. Livre-se de preconceitos.
Dica #5
Capacite e motive sua equipe para essas compreensões.
Se você é líder de uma equipe criativa, é necessário motivá-los para viver e compreender todas essas dicas!
Nesse momento, a ASW pode lhe ajudar. Realizamos treinamentos que farão com que sua equipe identifique o consumidor, e entenda quais suas responsabilidades como criadores e as razões de suas ações dentro da empresa.
Conte conosco!




